quarta-feira, 2 de maio de 2012

Taxas de juros. Os vilões agora são os bancos.

Que coincidência! Eu passei o dia conversando com familiares e amigos justamente sobre a estratégia petista de destruir as instituições para que possam governar sozinhos.
Denegriram a imagem dos militares e a bandidagem dominou o país.
Induziram o povo a eleger os piores para o Congresso para facilitar sua desmoralização e, assim, exercer uma tirania consentida, sem necessidade de golpe.
Na fila segue o Judiciário, a imprensa, a indústria e, entre outros, os bancos. 

Logo veremos, paulatinamente, a eliminação do setor privado até que toda a riqueza e poder estejam concentrados num único grupo, a elite petista.
Eis que encontro o texto perfeito, que traduz o teor de nossa conversa, no blog do Mascate.


Desde que assumiu o poder em 2003. O ex presidente Defuntus Sebentus foi o maior aliado dos banqueiros da história deste país.

Pegou uma economia estabilizada e com taxas de juros estratosféricas, manteve as taxas em elevação e liberou o crédito ao povo com a "intenção" de alavancar o consumo e crescer a economia.

Após a quebradeira da marolinha "nazoropa", o Sebento através dos bancos abriu ainda mais as torneiras do crédito fácil, e fez com que os bancos da Pocilga tivessem lucros nuncaantesvistosnahistóriadestepaís.

Acontece que todos os economistas sérios sempre alertaram que o crédito fácil e o consumo aquecido iriam gerar dois problemas, inflação e inadimplência das famílias que estavam se endividando cada dia mais.

Passadas as eleições e com a inflação rondando e a economia freando pela falta de consumo e o crédito caindo por conta da inadimplência. O novo governo da PresidANTA Dilmarionete descobriu a pólvora e entendeu que os juros altos são o maior problema na produção brasileira. 
E com a queda do consumo por causa da falta de crédito, o governo resolveu finalmente arrumar um inimigo externo para torpedear e desviar as atenções da população para a realidade do problema. 
E hoje os inimigos são os banqueiros que são acusados de cobrarem juros extorsivos da população inviabilizando o crescimento e o consumo.

Até o final do governo do Sebento, os bancos eram os fomentadores do crescimento através do irresponsavel crédito fácil. E hoje que a situação está ficando preta, a culpa é dos bancos que mantém juros abusivos. 
Ou seja, os banqueiros foram abatidos pelo fogo amigo.
Só que as taxas de juros sempre foram mantidas pelo BC, e o alto valor pago em juros pelo povo é resultado de uma política caolha que o DESgoverno vem mantendo para que os investidores externos enfiem seus Dólares na pocilga.
E como disse o ministro da economia da Alemanha:

"Empresto dinheiro a juros de 1% para o povo alemão e eles vão investir no Brasil onde recebem 12/13% de juros."

E no final das contas, os banqueiros que eram os amigos do Sebento e ajudaram a situação econômica a ficar instável, hoje são os inimigos do governo e os culpados de todas as mazelas econômicas do país.
E a irresponsabilidade em abrir crédito e distribuir dinheiro para os mais pobres, elevou uma classe social de pobres a emergentes, e hoje eles sentem na pele o que é ser classe média no Brasil. 

Enquanto isso, nossa dívida interna chega a casa dos DOIS TRILHÕES alavancada pelas altas taxas de juros que o governo paga para manter os investimentos estrangeiros na pocilga. 
E para justificar a incomPTência eleitoreira e populista do Sebento, e desviar as atenções para os rumos da economia Brasuca, agora apontam o dedo para aqueles que até outro dia andavam abraçados com esse mesmo governo que hoje os acusa.

Agora, os impostos que tiram a nossa competitividade, dificultam o crescimento e o investimento das empresas na produção, que são de responsabilidade unica e exclusiva do governo...Esses eles não culpam de nada e continuam arrecadando como nunca. 
E jamais falam em fazer uma reforma fiscal séria e honesta. 
E no futuro a culpa será de quem?

3 comentários:

  1. Isso chama-se "Efeito Chavez Kirshner".
    Arrumnam um inimigo externo para desviar as atenções e criar um falso sentiomento de patriotismo que não dura uma semana, mas da tempo suficiente para ir ajeitando os escândalos e empurrando os problemas com a barrioga.

    ResponderExcluir
  2. No futuro a culpa será do Serra por ter perdido a eleição, dirão que só ele poderia ter resolvido a economia do país mas fugiu à luta. rsrs (rir pra não chorar)

    ResponderExcluir
  3. Mascate, é uma honra receber o comentário de um super blogueiro.

    ResponderExcluir